Sabe qual a diferença entre RTM Skin e RTM Light? Sendo assim, neste artigo você vai conferir os diferenciais e as aplicações de cada opção. RTM Skin e RTM Light são dois tipos de processos de moldagem de polímeros muito utilizados pela indústria. Essas duas técnicas são muito semelhantes, mas com peculiaridades que as tornam ideais para diferentes condições e aplicações. Neste artigo, vamos explicar melhor a diferença entre elas, suas vantagens e os itens mais indicados para cada uma das opções.

O que é RTM Skin e suas principais aplicações?

O RTM Skin (Moldagem por transferência de resina com pele de silicone) é uma tecnologia alternativa ao RTM tradicional. A técnica consiste na utilização de um sistema de fechamento de molde com uma película de silicone, em vez de usar um contramolde rígido. No processo de produção, é aplicado um gel coat na superfície do molde. Então, a manta de fibra de vidro é acomodada e, logo após, uma membrana de silicone. Essa película é vedada a vácuo e então a resina é injetada de forma controlada. Após o processo de cura, o silicone é removido, bem como os canais de injeção de resina e vácuo. Então, a peça pode ser desmoldada. É muito indicada para peças de grandes dimensões que exigem propriedades mecânicas mais avançadas. Além disso, ele proporciona a produção de peças com uma geometria mais complexa.

O que é RTM Light e suas principais aplicações?

O RTM Light (Resin Transfer Molding), assim como o RTM Skin, consiste em um processo de produção em que peças de fibra de vidro são produzidas a partir da acomodação de mantas de fibra de vidro e injeção de resina, utilizando também os canais de vácuo. No processo de produção, o gel coat é aplicado na superfície do molde. Então, a manta de RTM com núcleo é sobreposta. É através deste núcleo que a resina é injetada e conduzida até a saída de sucção. A espessura da peça é determinada pela distância entre o molde e o contramolde. Por isso, é mais fácil conseguir uma espessura constante. O RTM Light é utilizado em produtos que possuem mais resistência e acabamento de maior qualidade. Por isso, é muito visto em peças na indústria automotiva. O contramolde também permite que seja possível criar variações na parte interna da peça, como pontos estruturais e de fixação. Outro aspecto interessante é possibilidade de a peça ter um acabamento em gel em ambos os lados, já saindo preparado para a pintura automotiva.

Quais as diferenças entre os dois processos?

Como você pôde perceber, a principal diferença entre RTM Skin e RTM Light é que o RTM Skin utiliza o sistema de fechamento de molde a partir de uma película de silicone. Já o sistema Light usa um contramolde rígido, por isso é conhecido também como RTM com pele flexível. Por esse motivo, podemos afirmar que a RTM Skin permite peças com mais resistência mecânica, custos de matéria-prima menores e a viabilidade de fabricar peças com saídas negativas . Ambas as soluções, RTM Skin e RTM Light, são processos de moldagem de polímeros muito eficientes amplamente utilizados pela indústria. Garantem produtos bem acabados, de alta resistência e qualidade. Conheça nossas principais soluções em plásticos! Assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *