O RTM Light é um processo sustentável para a produção de peças de fibra de vidro. Então, entenda melhor o processo e suas vantagens para o meio ambiente. O processo de RTM (Resin Transfer Molding) é uma técnica empregada para a criação de moldes, muito utilizada na indústria automotiva, pois permite um ótimo acabamento em ambos os lados. O RTM Light é a evolução desse processo. Neste artigo, você vai entender melhor como o RTM Light funciona, suas aplicações e vantagens para a indústria.

O que é o RTM Light?

O RTM Light é um processo da Luma Plásticos, criado a partir de um aprimoramento do RTM convencional. Nesse novo processo, as peças de fibra de vidro são produzidas por meio de mantas de fibra de vidro, injeção de resina plástica e vácuo. No processo, é aplicado o gel coat em toda a superfície do molde. Após isso, uma manta de RTM com núcleo é posicionada. Por meio do núcleo, a resina é injetada com baixa pressão, ao mesmo tempo em que o vácuo faz com que o material preencha todo o interior do molde. Depois de esperar o tempo de cura completo, a peça pode ser retirada do molde. Mas qual a diferença dessa técnica do RTM Light para o RTM tradicional? No RTM Light, é utilizado um molde fechado e, com o auxílio do vácuo, a resina é puxada para o interior do molde, ao mesmo tempo que é injetada com baixa pressão.

Quais as vantagens dessa técnica?

O RTM Light é recomendado para diferentes indústrias que necessitam produzir peças de fibra de volume médio. Isso porque alcança diversos ganhos, como:
  • Tempo de fabricação reduzido: reduzir prazos de entrega é um grande diferencial competitivo. Com a padronização do processo de produção, o RTM Light reduz erros e agiliza a fabricação das peças;
  • menor custo de investimento: o RTM Light não exige muita mão de obra. Além disso, com um menor tempo de fabricação e a redução de desperdícios, os custos são ainda menores;
  • melhor aproveitamento das propriedades das matérias-primas utilizadas: o processo de RTM Light consegue aproveitar ao máximo os atributos da matéria prima, como resistência ao calor e a chamas.
Outra vantagem é a sustentabilidade do processo, sobre a qual falaremos a seguir.

Como esse processo contribui para o meio ambiente?

O RTM Light é indicado para artigos de médio porte e apresenta diversas vantagens que contribuem para a proteção do meio ambiente. Em primeiro lugar, o processo não emite o poluente estireno no meio ambiente, especialmente por ser um sistema fechado durante o processo de injeção da resina. O estireno é um hidrocarboneto que, quando se encontra em temperatura ambiente, permanece em estado líquido, com uma textura oleosa e sem cor. Ele é muito utilizado para a fabricação de descartáveis, plásticos, isolantes e outros tipos de produtos para indústria de automóveis, têxtil e de eletrodomésticos. O estireno é um subproduto que solta substâncias voláteis e nocivas à saúde humana, gerando desconforto respiratório em pessoas que se expõem ao ar contaminado. Em altas quantidades, pode gerar efeitos no sistema nervoso central, com sintomas de cansaço, problemas de concentração e até deficiência auditiva. Por isso, o RTM Light ganha um grande destaque na indústria de fabricação de produtos de fibra de vidro e plásticos por reduzir consideravelmente ou até anular a emissão desse poluente. Sendo assim, outro motivo para ser mais sustentável é sua capacidade de produzir peças que apresentem duas ou mais superfícies. O gel coat (ou gel pintura) pode ser aplicado em ambos os lados, ganhando tempo e qualidade no produto. Gostou de saber mais dessas vantagens? Então, conheça nossas principais soluções em plásticos! E não deixe de assinar nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *