Sabe como funciona o processo de Hand Lay Up? Sendo assim, leia o artigo e conheça seus diferenciais! O Hand Lay Up, também conhecido como Laminação Manual, é um dos processos de fabricação mais tradicionais utilizados pela indústria na fabricação de peças de fibra de vidro. Dessa forma, diferentemente do método Spray-Up, o trabalho é mais manual, gerando um acabamento de qualidade com baixo custo. Neste artigo, você vai entender melhor como funciona esse método e em que aspectos se diferencia do Spray-UP.

O que é o método Hand Lay Up?

O Hand Lay Up é um processo de fabricação em que a fibra de vidro é aplicada de modo manual em um molde aberto. O processo é feito do seguinte modo:
  1. O molde é preparado, retirando-se todas as impurezas. Depois é aplicado um desmoldante para facilitar a retirada da peça após a cura da resina;
  2. Pode ser aplicado um gel coat, dependendo da qualidade que se deseja obter. Esse produto é uma resina que, depois da cura, deixa a peça com um aspecto de louça, semelhante a uma tinta grossa.
  3. Após a cura do gel coat, são aplicadas a manta de vidro e a resina. Ao passo que as mantas são recortadas e acomodadas no molde em camadas, a resina é aplicada em camadas usando um rolo em cada camada, até chegar à espessura desejada;
  4. após a laminação, é preciso esperar o tempo de cura;
  5. passado o período de cura, é feita a desmoldagem da peça final.
Como você percebeu, a produção da peça é um trabalho bastante manual que vai existir a habilidade de profissionais especializados no processo de Hand Lay Up. Por isso, em muitos casos, as empresas delegam essa confecção para terceirizados.

Quais os seus principais diferenciais em comparação ao Spray-Up?

Existem diferenças técnicas entre o Spray-Up e o Hand Lay-Up.

Uso de equipamentos

O Spray-Up é uma técnica que utiliza uma mistura de resina e fibra de vidro aplicada por meio de uma pistola laminadora. Trata-se, portanto, de um processo semimecanizado, reduzindo o tempo de produção da peça. No entanto, ele resulta em rebarbas que precisam ser retiradas na finalização. No Hand Lay-up, por outro lado, a fibra de vidro é aplicada manualmente num molde aberto, em formato de mantas recortadas no desenho da peça. Sendo assim, por ser manual, não ficam tantas rebarbas quanto o Spray-Up.

Fibra de vidro

Outro diferencial é em como essas fibras de vidro se apresentam. No Spray-Up, a fibra é do tipo roving — um cordão de mechas de microfibras de vidro enrolado em uma bobina. Assim, esse fio é desenrolado e picado pela pistola laminadora, que lança o produto no molde misturado à resina. Já a fibra de vidro usada no processo de Hand Lay Up vem em formato de manta ou lençol formado por cordões de mechas de microfibras de vidro (tecidos). Essa manta é cortada, acomodada manualmente no molde e impregnada de resina. Uma das grandes vantagens do processo de Hand Lay Up é sua capacidade de produzir em série produtos de menor volume, especialmente na criação de protótipos. Sendo assim, mesmo projetos com geometria complexa podem ser desenvolvidos com bastante qualidade. O processo de Hand Lay Up resulta em peças resistentes, com alto padrão técnico e de baixo custo. Assim, podem resistir a ambientes adversos e ficar sujeito a tensão mecânica. Gostou de saber mais sobre esses processos de produção? Então, conheça nossas principais soluções em plásticos! Assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *