Conhece os processos de pintura padrão automotivo e as técnicas que geram um acabamento impecável? Então, confira neste post! A pintura automotiva é um processo feito em várias etapas, que exigem técnicas, materiais e equipamentos diversos. Sendo assim, o objetivo é fornecer um acabamento de qualidade, bonito e durável. Afinal, esse serviço tão comum no universo automotivo em geral, também é rotina nas indústrias fabricantes de compósitos termoplásticos e termofixo pintados. Por isso, neste artigo, você vai entender como é feita a pintura padrão automotivo.

Preparo da superfície

Preparar a superfície do compósito removendo todas as marcas inerentes ao processo, realizar o lixamento de forma com que toda superfície esteja alinha e fosca para recepção do primer.

Primer

Áreas que não serão pintadas devem ser protegidas com papel de isolamento. este inclui toda superfície que não puder sofrer pulverização.  O primer pode ser de acabamento ou enchimento dependendo do produto, após preparado Primer X diluente X catalizador, “este deve seguir as recomendações de diluição e catalise do fornecedor”, ele é aplicado na superfície do substrato.  Aguardar cura, normalmente 3 horas ao ar livre e ou 40min em ambiente controlado (Estufa) lixar todo primer com lixa fina para a devida aderência da tinta.

Pintura

Finalmente, a tinta diluída é aplicada com pistolas próprias e de alto desempenho. Normalmente, são necessárias cerca de quatro camadas, porém tudo depende da configuração do produto e da tinta.

Polimento

Após cura, é feito o polimento da superfície, usando uma politriz em movimentos circulares e massas de polimento. 

Quais as melhores técnicas?

Existem diferentes tipos e técnicas de pintura utilizadas pela indústria. Sendo assim, conheça algumas delas.

Pintura sólida

É a mais utilizada pelas fábricas. Dessa forma, com pigmentos de cor normalmente branca, preta ou vermelha, são utilizadas as tintas de poliuretano ou poliéster. Então, neste último caso, é necessário aplicar um verniz.

Pintura metálica

A pintura metálica dá um efeito brilhante à superfície com a incidência de luz. No processo, é adicionado uma camada de laca e flocos de alumínio ao pigmento — um processo conhecido como carga de efeito.

Pintura perolizada

O efeito perolizado gera diferentes variações branco, conforme o ângulo em que a superfície é vista. Para isso, é utilizado um pó de pérola e mica. Sendo assim, apesar de ser mais caro, também aumenta o preço do produto final. Gostou de saber mais sobre o processo de pintura automotiva? Então, conheça nossas principais soluções em plásticos! Por isso, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *