Quais são as vantagens do RTM SKIN para indústria?

Quais são as vantagens do RTM SKIN para indústria?

O RTM SKIN é um processo de injeção de resina por meio de um sistema de fechamento de moldes. Então, entenda as vantagens desse método!

O RTM Skin é uma solução para a produção de peças na indústria que traz muitas vantagens na linha de produção. Dessa forma, com materiais mais resistentes e um custo-benefício mais atraente, o Resin Transfer Molding pelo método Skin já tem sido adotado por empresas de diversos setores que desejam otimizar seus processos de produção.

Então, neste post, você vai entender melhor como funciona esse o RTM Skin e quais as vantagens que ele pode trazer para a indústria.

O que é RTM SKIN?

RTM (Resin Transfer Molding, ou Transferência de Resina para o Molde, em tradução livre) nomeia um processo de conformação polimérica que utiliza o sistema de fechamento de molde a partir de uma película de silicone, em vez de utilizar um contramolde rígido. Dentro do molde, antes da injeção, são colocadas mantas de fibra de vidro e tecidos.

Como funciona?

O sistema do RTM Skin funciona da seguinte maneira. Em primeiro lugar, é aplicado o gel coat na superfície do molde. Após isso, são inseridas fibras de vidro para a película de silicone ser ajustada. Essa membrana é selada a vácuo. Então, a resina é injetada de forma controlada.

Sendo assim, quando o processo de cura do material é finalizado, a película de silicone e os canais de injeção e de vácuo são retirados para o desmolde da peça.

Quais as principais aplicações?

Um processo de RTM Skin pode ser aplicado em diferentes setores da indústria em peças de diversos tamanhos, para os componentes mais exigentes. Então, entre os setores mais utilizados, estão a montagem de:

Quais as vantagens desse processo para a indústria?

Esse processo traz diversas vantagens para a linha de produção, e não é à toa que muitas indústrias têm adotado o método para garantir melhores resultados e um custo-benefício mais interessante para o negócio. Entenda por quê.

Mais dimensão e melhor design

O processo de RTM Skin permite que a empresa consiga construir peças com dimensões maiores. Além do mais, o acabamento de alta qualidade garante que as peças com ângulos negativos, formatos ou geometria complexos sejam reproduzidas com bastante exatidão.

Vale destacar também que o RTM Skin abre um amplo leque de opções para o design das peças. Dessa forma, é possível reproduzir desenhos mais finos e elegantes.

Melhores propriedades mecânicas

Os materiais utilizados nesse método permitem que os componentes alcancem excelentes propriedades mecânicas. Sendo assim, isso significa que são peças mais resistentes e flexíveis, aumentando a confiabilidade do produto final.

Otimização de tempo

Uma das vantagens mais apreciadas pela indústria é a otimização de tempo na fabricação das peças. Sendo assim, em um processo convencional de infusão, o processo levaria cerca de oito horas para concluir a fabricação de uma peça. Já no método RTM Skin, leva apenas uma hora.

Sustentabilidade

Por isso, outro aspecto importante que se destaca na aplicação desse método é que se trata de uma técnica sustentável, já que o processo de produção não necessita de tecido de respiração, filme a vácuo ou equipamentos adicionais.

Redução de custos

O RTM Skin é também financeiramente interessante, uma vez que reduzem-se os custos com mão de obra. Dessa forma, a própria otimização de tempo também impacta diretamente nos custos da operação. Por isso, certamente o RTM Skin representa uma evolução importante para a indústria, simplificando o processo de fabricação de peças de fibra de vidro e otimizando tanto a qualidade do produto quanto a operação como um todo.

Gostou de saber mais sobre o RTM Skin? Então, conheça nossas principais soluções em plásticos! Além disso, não deixe de assinar nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!