Como é o processo de RTM Light?

RTM Light (Resin Transfer Molding) é uma evolução do processo de RTM convencional. Consiste na fabricação de peças em fibra de vidro, utilizando mantas de fibra de vidro bem como injeção de resina plástica, com auxílio de vácuo. O molde é fechado em baixa pressão.

Aplica-se o gel coat na superfície do molde, sobreposta neste a manta de RTM com núcleo  que é por onde a resina injetada transita ate o ponto de sucção. Neste processo a garantia da espessura é constante pois deriva do espaçamento entre o molde e contramolde.

Indicado para artigos de médio porte, o RTM Light praticamente não emite o poluente estireno no meio ambiente, sendo portanto mais sustentável. É bastante utilizado na fabricação de produtos estruturais e em aplicações automotivas.

Este método de injeção de compósitos resulta em peças de maior resistência, com qualidade diferenciada de acabamento.

Processo muito utilizado em peças estruturais e de aplicação automotiva, pois oferece uma ótima qualidade de superfície e permite um acabamento em ambos os lados da peça, atendendo às diversas especificações existentes no mercado.

Manufatura de peças em fibra de vidro com molde e contra-molde rígidos através do escoamento de resina e utilização de vácuo. Permite uma produtividade superior às peças feitas em spray-up ou hand lay-up e além disso, liberdade de formas geométricas.

Como a Luma Plásticos pode ajudar?

A Luma Plásticos possui know how e tecnologia para desenvolver e fabricar peças em fibra de vidro através do processo de RTM Light.

A pulverizadora Fighter 2500 da Kuhn é um exemplo. Várias peças da pulverizadora são produzidas pela Luma, inclusive a lateral do motor, que é injetada no processo de RTM Light.

Fornecer produtos de alta qualidade e nível de exigência para grandes multinacionais, certamente credencia a Luma Plásticos como uma das melhores empresas no segmento.

Nossa estrutura fabril foi preparada com o propósito de dar suporte e assistência a qualquer tipo de projeto. Temos condições de trabalhar com pequenas, médias e grandes empresas, mantendo o custo competitivo e primordialmente a garantia de qualidade e entrega.

Vantagens do processo de RTM light:

– A espessura é constante.

– A parte interna da peça permite variações, as quais geram pontos de fixação ou pontos estruturais. Isto acaba reduzindo a espessura final e consequentemente o peso da peça fabricada.

– A fabricação da peça pode ser feita em gel acabado e em ambos os lados. Também pode ser preparada para pintura automotiva.

– Processo destinado para produtos de média a alta demanda.

– Peças de geometria complexa podem ser atendidas através deste processo.

 

Processo de RTM Light na fabricação do capô superior do Kit Fighter 2500

Peça confeccionada em processo por RTM Light – Carenagem capô superior motor, que compõe o kit Fighter 2500 -Cliente Kuhn. Aqui a peça está na etapa final, aguardando embalagem.

Processo de RTM light na fabricação da peça carenagem lateral que compõe o kit Fighter 2500

Peça confeccionada em processo por RTM Light – Carenagem Lateral, que compõe o kit Fighter 2500 -Cliente Kuhn -Peça está na etapa final, aguardando embalagem.

Etapa de preparação do molde no processo de RTM light.

Processo RTM Ligth, etapa de preparação do molde, aplicação de Gel Coat, será confeccionada a peça: Carenagem capô lateral motor processo por RTM Light – kit fighter – Cliente Kuhn