A prototipagem e a aplicação da metodologia MVP são processos que podem se complementar no desenvolvimento de produtos. Entenda melhor essa relação! O processo de prototipagem é uma estratégia importante para concretizar uma ideia e assim justificar investimentos para parceiros de negócios. Passada essa etapa, é importante validar o produto no mercado, e o uso da metodologia MVP é uma forma muito utilizada para garantir a satisfação do cliente. Mas como essas duas estratégias podem ser usadas de forma combinada para contribuir para o sucesso de um novo produto no mercado? Neste artigo, você vai entender melhor como  

Metodologia MVP — entenda o que é

A metodologia MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável em português) trata-se de uma versão simplificada do projeto que reúne todos os atributos necessários para entrar no mercado, no entanto, com um número menor de recursos. Assim, os usuários já podem ter contato com o produto, à medida que novos recursos são adicionados com o tempo. Apesar de usarmos a palavra produto aqui, esse mesmo conceito também serve para prestação de serviços. Esse tipo de ideia foi originalmente pensado em startups, que priorizam apresentar um produto viável de forma rápida para se lançar no mercado, conquistar ou fortalecer parcerias e justificar investimentos. Assim, novos recursos podem ser aprimorados com o tempo, com base no feedback dos usuários. No entanto, essa mesma metodologia pode ser aplicada para outros segmentos, garantindo maior agilidade e dinamismo. Uma das formas de fazer isso é por meio da prototipagem com plásticos.

Compreenda a diferença entre prototipagem e MVP

Tanto o protótipo como o MVP servem para testar o medir a viabilidade de um produto. No entanto, ocorrem em etapas diferentes do processo. O protótipo pode ser utilizado em uma etapa anterior ao lançamento do mercado. Ele pode ser confeccionado para apresentar um projeto para partes interessadas no investimento. Assim, os investidores podem ter uma noção clara da ideia concretizada, aumentando as chances de injetar dinheiro no produto. Em uma etapa posterior, um MVP pode ser produzido para lançar o produto no mercado e assim coletar informações dos usuários para aperfeiçoar o item.

Saiba como o processo de prototipagem se encaixa nessa metodologia

O protótipo é uma parte essencial no desenvolvimento de produtos. Ele pode ser utilizado para não apenas concretizar uma ideia, mas também para testar a viabilidade de um produto que futuramente será apresentado como um produto mínimo viável aos usuários.

Descubra como fazer o melhor processo de prototipagem de produtos com plásticos

A prototipagem de produtos com plástico gera muitas vantagens para o processo. Existem diferentes composições que fazem do plástico uma matéria-prima muito versátil para uma ampla variedade de produtos. A usinagem do plástico é um processo mais prático, econômico e flexível para a produção de protótipos. Uma das técnicas utilizadas para a confecção dessas peças é a termoformagem por meio de vacuum forming, em que é utilizada uma folha de plástico aquecida e um sistema de sucção a vácuo em um molde positivo ou negativo. Assim é possível confeccionar peças com agilidade e baixo custo. O MVP é uma metodologia muito importante para reduzir custos e aumentar as chances de sucesso de um produto no mercado. Por meio da prototipagem com plástico, é possível economizar e agilizar as operações. A Luma Plásticos é especializada nesse tipo de processo, entregando soluções para diversas marcas multinacionais. Conheça você também nossas principais soluções em plásticos! Assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!


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