Chapas de plástico: o que você precisa saber antes de definir as especificações do seu produto

Chapas de plástico: o que você precisa saber antes de definir as especificações do seu produto

As chapas de plástico são materiais aplicados em diferentes tipos de atividades e setores. Conheça os principais tipos e suas aplicações!

As chapas de plástico são produtos muito versáteis que podem ser selecionadas para diferentes tipos de aplicações. Com características muito atraentes, como baixo peso e grande resistência, esses produtos são amplamente utilizados dentro e fora da indústria.

Mas o que são as chapas de plástico, quais são as especificações e aplicações? Neste post, você vai entender melhor sobre o assunto. Além disso, vai entender como analisar as especificações mais adequadas para o seu projeto.

O que são chapas de plástico?

As chapas de plástico são produtos de estrutura plana, muito leves e resistentes. Uma das grandes vantagens do material é que ele suporta variações climáticas, podendo ficar exposto ao sol e a fortes chuvas. Mesmo com os ventos mais fortes, se for preso corretamente, a estrutura resiste com facilidade.

Essas chapas de plástico podem ser utilizadas de diversas maneiras. Por exemplo:

A resistência do material está muito ligada à espessura da chapa. Essa configuração é feita no equipamento de fabricação. Assim, se você pretende usá-la para uma aplicação mais leve, selecione uma espessura menor; mas para serviços mais pesados, a espessura pode ficar mais grossa.

Quais são os principais modelos?

As chapas podem ser construídas a partir de diferentes materiais ou tipos de plástico. Conheça alguns dos principais deles!

Chapas de policarbonato

O policarbonato é um tipo de termoplástico, ou seja, pode ser moldado quando aquecido.  No entanto, ele também permite curvatura a frio, apresentando uma alta resistência a temperaturas altas e baixas. Além disso, não propaga chamas e apresenta alta resistência a impactos, não quebrando com facilidade.

Chapas de poliestireno

Esse termoplástico transparente é muito semelhante ao vidro. Sua vantagem, porém, é sua leveza, podendo ser aplicado para diversas finalidades, preservando um ótimo custo-benefício. Assim, é ideal para projetos que necessitam de maior rigidez e transparência.

PVC (policloreto de polivinila)

O PVC é bastante resistente ao fogo, reduzindo os riscos em casos de incêndio. Por isso, é muito utilizado em placas sinalizadoras que indicam rotas de fuga. Também é apropriado para isolar instalações elétricas.

Chapas de acrílico

O PMMA (Poli Metil Metacrilato), mais conhecido como acrílico, é um material bastante popular por sua resistência, transparência e rigidez. Sendo um termoplástico, é facilmente moldado com calor.

Suas aplicações são muito variadas, bastante direcionado para materiais de sinalização e comunicação visual. No entanto, também é possível encontrá-lo em portas e janelas, peças decorativas, brinquedos e utensílios domésticos.

Chapas de PETG

O Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol é um termoplástico semelhante ao PET. Sua estrutura permite que a peça passe por diversos tipos de tratamentos — pode ser cortado, serrado, perfurado, pintado e parafusado, por exemplo.

Além disso, tem a vantagem de ser transparente e resistente a impactos. Em comparação ao policarbonato ou acrílico, o custo é menor. Por esse motivo, é bastante utilizado pela indústria e em peças de comunicação visual, especialmente em aplicações em que é necessário garantir transparência e, ao mesmo tempo, manter um bom custo-benefício.

A escolha das chapas de plástico ideais para o seu projeto dependerá das características específicas de cada material. Assim, leve em conta fatores como resistência, exposição ao ambiente e estética.

Conheça nossas principais soluções em plásticos! Então, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!