Termoformagem através de vacuum forming

Saiba como funciona a termoformagem através de vacuum forming e como a Luma Plásticos pode ajudar a sua empresa através desta solução.

Ao vermos um produto acabado, mal sabemos ou fazemos ideia de como ele foi produzido, qual material foi utilizado e quais etapas foram necessárias até chegar na versão final. Para cada tipo de produto, existe um ou vários tipos de processos que podem ser mais adequados para a produção do mesmo. Quando falamos de peças plásticas, não podemos deixar de falar do processo de termoformagem.

A termoformagem é o processo de aquecimento de uma placa termoplástica plana, anteriormente extrudada, com o objetivo de que ela amoleça sobre o molde. Dada a sua função e o seu baixo custo, a termoformagem é um dos procedimentos de transformação de plástico mais utilizados na indústria.

Termoformagem através de vacuum forming

O Vacuum Forming é conhecido como uma forma simplificada de termoformagem. Nesse processo, a folha de plástico é aquecida a uma temperatura em que possa ser moldada e esticada a vácuo (sucção), em um molde positivo (convexo) ou negativo (côncavo) de uma só
face.

O procedimento agrega precisão técnica e baixo custo, quando o assunto é a confecção dos moldes e a moldagem das peças em si.
Por isso, quando comparado aos demais métodos, leva vantagem na criação de protótipos e na produção imediata.

Exemplos de peças fabricadas neste processo:
– PARALAMAS
– PEÇAS DE ACABAMENTO EXTERNO E INTERNO AUTOMOTIVO
– PEÇAS PARA CONTRUÇÃO CIVIL BANDEJAS E TELHAS
– PROTETORES DE CAÇAMBA
– UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
– PRODUTOS PET
– PALLETS
– BANHEIRAS
– Dentre outros, o vacuum forming permite vasta possibilidades de aplicações.

A Luma Plásticos é especialista neste tipo de processo e atende várias multinacionais (KuhnBrastempMitsubishi).

Entre em contato conosco para saber mais sobre vacuum forming e outros tipos de processos.