A moldagem através de vacuum forming, é uma técnica que consiste no aquecimento de uma simples chapa plástica, a fim de de dar a ela diversos tipos de formato. Isto é, este processo, da mesma forma conhecido como formação a vácuo, é um método de moldagem de plásticos que funciona por meio da termoformagem.

O processo do vacuum forming

Primeiramente a chapa plástica é concebida através de um processo chamado extrusão. O qual consiste em derreter o plástico granulado. Este, quando fundido, é forçado a passar por uma matriz e posteriormente um cilindro, dando forma e espessura à chapa. O Processo de vacuum forming se inicia a partir desta chapa plástica, que será aquecida, por meio de resistências, até chegar no ponto de amolecimento.Em seguida, é conduzida de forma manual ou automática até o molde. Com o auxilio do vácuo a chapa ganhará o formato desejado conforme a geometria deste molde, que nada mais é do que uma forma.

Inegavelmente, a evolução deste processo está permitindo a substituição de outros materiais como: aço, madeira e fibra de vidro, que nem sempre permitem alcançar a forma e qualidade desejada. A moldagem através de vacuum forming permite chegar as mais complexas formas, mantendo a excelência e diminuindo o custo de produção.

O processo de vacuum forming possibilita a fabricação de inúmeros produtos duráveis e resistentes por meio de moldes, calor e sucção. Estes procedimentos são capazes de desenvolver peças precisas em alto e baixo relevo, com design e acabamento impecáveis.

Em resumo podemos observar produtos fabricados a partir de vacuum forming nos mais diversos segmentos, devido a sua versatilidade, baixo custo e alta capacidade produtiva. Destacamos alguns segmentos que utilizam este processo: Agricola/Automotivo/Aviação / Linha Branca/ Hospitalar/ Pet/ /Rodoviário/ Decoração / Construção civil entre outros.

Imagem do processo de Vacuum Forming realizado pela Luma Plásticos

Processo de Vacuum Forming realizado pela Luma Plásticos

Exemplo de processo de Vacuum Forming realizado pela Luma Plásticos

Etapa do processo realizado pela Luma Plásticos

A Luma Plásticos é especialista neste tipo de processo.

Qualidade da moldagem.

As peças fabricadas pela LUMA PLÁSTICOS passam por criterioso processo de qualidade, pois são enviadas direto para a borda de linha das montadoras.

A fabricação de produtos plásticos pelo processo de termoformagem traz vantagens como:

Menor investimento em ferramental necessário, capacidade de realizar peças com grandes superfícies e desenvolvimento de produto ágil, se comparado com processos similares.

Possibilita também criação de texturas que podem diferenciar o design dos produtos fabricados.

Clique aqui e saiba mais sobre o know how da Luma Plásticos e como aplicamos nossa metodologia de qualidade no serviço de moldagem através de vacuum forming.

A LUMA Plásticos fornece pecas técnicas de vacuum forming com o mais elevado padrão de qualidade, entregando soluções que vao desde a concepção do projeto até a entrega das peças nos clientes que atuam nos mais diversos setores econômicos do pais.

Nossas soluções estão presentes em grandes multinacionais que atuam no mercado brasileiro como: BrastempMitsubishi Motors Peugeot e Kuhn. Isto é resultado da qualidade no trabalho da Luma Plásticos.

 

Pulverizadora Fighter 2500 da Kuhn. Feita com moldagem através de vacuum forming.