Você conhece todas as possibilidades que o plástico e materiais moldáveis apresentam na montagem de veículos? Então, entenda melhor essas aplicações e suas vantagens!
O uso do plástico e materiais moldáveis modificou para melhor a fabricação de automóveis. Dessa forma, as inovações de polímeros de alto desempenho — aqueles que apresentam alta resistência a impactos, a altas temperaturas e a substâncias corrosivas — trouxeram soluções para diferentes problemas enfrentados na indústria automotiva.
Neste artigo, você vai entender melhor as vantagens e as possibilidades que o plástico trouxe para a fabricação de peças para veículos.
Quais os diferentes usos do plástico e materiais moldáveis na fabricação de automóveis?
Ao longo dos anos, o plástico foi se tornando uma matéria-prima comum nos veículos, substituindo o metal em diversos componentes. Afinal, a perspectiva é que esse aumento continue se perpetuando. Afinal, a realidade hoje é que a indústria plástica se tornou uma grande parceira do setor automotivo. O plástico e materiais moldáveis estão presentes em diversos partes do veículo: volante, bancos, painéis, forros para o teto, encosto para cabeça, calotas, para-choques, para-barros, espelhos e até mesmo acabamentos de componentes que demandam elevada resistência a impactos e a altas temperaturas. Considere alguns tipos de resinas plásticas e suas principais aplicações:- Polietileno de Alta densidade (PEAD): triângulo de emergência, reservatório de água, tanque de combustível;
- Metacrilato de metila (PMMA): lanternas;
- Tereftalato de etileno) (PET): para componentes elétricos, e carcaça do limpador de para-brisas;
- Policarbonato (PC): painel, lanternas e farol;
- Polipropileno (PP): bancos, para-choques, painel de portas e cobertura para volantes;
- Poliamidas (PA): engrenagens, sistema de freio de mão (de estacionamento) e tubulações do sistema de ar.