Sabe como funcionam os processos de revestimento de primer e top coat? Afinal, neste artigo, explicamos os detalhes! O primer e top coat são técnicas de revestimento muito utilizadas na indústria por causa dos resultados atingidos. Além do acabamento aprimorado, são capazes de proporcionar uma proteção importante à peça. Neste artigo, vamos explicar melhor como esses dois processos funcionam, quais são as suas aplicações na indústria e que vantagens são obtidas. Então, continue a leitura e saiba mais!

O que é e para que serve o primer?

O primer é um tipo de base de preparação para que a superfície receba a pintura final. Por isso, pode ser chamada também de pintura de fundo. Seu objetivo é deixar a superfície o mais regular possível, homogeneizando a textura e a cor. O processo de primer pode ser de secagem ao ar ou em estufa. Outra característica importante é o seu alto potencial de aderência. Essa característica permite que a camada final de pintura se prenda com maior facilidade, aprimorando o resultado do processo. Vale ressaltar que o primeiro não apresenta uma cor certa. Anos atrás, era comum ver produtos de primer da cor cinza. Mas hoje já é possível encontrá-los em diferentes cores.

Para que serve o top coat?

O primer prepara a superfície da peça para receber a tinta, ou pintura final. O top coat é utilizado pela Luma Plásticos pois entrega uma excelente qualidade. Ainda pode ser utilizado um verniz para aumentar ainda mais o brilho da peça.  O processo de pintura top coat é feito em conjunto com o E-Coat. Primeiro, a peça é toda submersa em tanques para um banho de pintura, e a tinta é aplicada por meio de uma corrente elétrica. Dessa forma, é possível aplicar tinta em locais onde de outra forma o acesso seria bem difícil. É possível utilizar tintas com atributos que agreguem mais proteção, como anti abrasivos e anti-raios UV.

Quais as principais aplicações?

O top coat é um tipo de projeto aplicado em diferentes materiais que sejam de condutivos, como metal, chapas de ferro e ferro fundido. Por isso, é uma técnica muito utilizada na indústria de automóveis. No entanto, não se restringe a esse setor. Esse tipo de processo é aplicado a máquinas agrícolas, equipamentos da linha branca (eletrodomésticos, como geladeira e fogão) e qualquer outra que possa receber esse tipo de acabamento. São carrocerias, diferentes peças de veículos, chassis e muitos outros. A pintura top coat é um processo prático e bastante versátil, aplicável a peças de diversos equipamentos. Por isso, é possível percebê-lo em processos de diferentes tipos de indústrias.

E as vantagens do primer e top coat?

Embora sejam processos distintos, o primer e top coat se complementam para entregar uma peça de excelente acabamento e qualidade. Os resultados obtidos vão além da parte estética. O top coat fornece uma cobertura completa, aumentando a durabilidade da pintura. Ele consegue garantir uma proteção maior contra substâncias corrosivas, além de prover isolamento térmico. Agora que você conheceu mais sobre os processos de primer e top coat, conheça nossas principais soluções em plásticos! Assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *