RTM Light de fluxo rápido lançado na JEC 2020

Representantes de empresas de todas as partes do mundo se reúnem anualmente na França para a JEC Composites, a maior feira de compósitos do mundo. As novidades foram apresentadas de uma forma diferente em 2020, porém muita coisa boa foi lançada.
Confira abaixo o RTM Light de fluxo rápido.

Magnum Venus Products, fabricante global de soluções de movimento e produção de fluidos para aplicações industriais, lançou um novo processo de moldagem fechada para aumentar a produção de peças, diminuindo os tempos de injeção.

RTM de fluxo rápido. Processo de moldagem fechada para aumentar a produção de peças, diminuindo os tempos de injeção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

• A nova técnica, apropriadamente denominada Fast Flow (Fluxo Rápido) RTM, é uma mistura do Processo de Moldagem Flex do MVP e Moldagem por Transferência de Resina (RTM) e utiliza canais de resina dobráveis para um fluxo de resina mais rápido.
• O processo foi gerado pela necessidade de atender a tempos de cura mais rápidos para peças grandes usando resinas de alta viscosidade, como materiais retardadores de fogo. Mais ensaios e testes estão em andamento com um grande fabricante automotivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao usar um molde RTM tradicional, a velocidade do fluxo da resina depende da distância entre o canal da resina e o centro da peça durante a injeção. Utilizando os mesmos canais de resina dobráveis de silicone desenvolvidos para o Processo de Moldagem Flex, a técnica Fast Flow RTM usa um arranjo de canal exclusivo que permite que os canais sejam instalados mais próximos para diminuir a distância do fluxo da resina e acelerar os tempos de injeção. Este processo é capaz de injetar uma peça de 15 metros quadrados em menos de quatro minutos usando apenas uma porta (ponto) de injeção, ao mesmo tempo em que oferece um bom aspecto da superfície posterior equivalente ao RTM Light. Ao injetar a resina do centro para a borda, a peça desmolda com uma aparência acabada e sem canais de resina visíveis, materiais desperdiçados ou excesso de resina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No processo Fast Flow RTM, o molde fêmea é construído como um molde RTM, mas existem algumas diferenças importantes na construção do contra molde. É construído com um revestimento de silicone, incluindo um canal de resina dobrável e, em seguida, reforçado com compósitos. Para esta etapa do processo, A MVP desenvolveu uma solução exclusiva para a colagem de compósitos ao silicone. O contra molde rígido fornece uma superfície posterior de boa qualidade, enquanto a membrana de silicone mostra o reforço da peça produzida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Luma Plásticos está antenada com todas as novidades do mercado, inclusive o RTM Light de fluxo rápido. Entre em contato para saber mais sobre os processos e qual é o mais indicado para o seu produto. Clique aqui.