Qual o melhor material e processo para produção de carenagens de produtos para startups iniciantes?

Qual o melhor material e processo para produção de carenagens de produtos para startups iniciantes?

A produção de carenagens de produtos é um processo importante para o bom desempenho dos equipamentos. Entenda melhor como selecionar o melhor material!

A produção de carenagens de produtos é muito importante para que os componentes internos dos equipamentos fiquem isolados do meio externo. Isso garante maior segurança tanto para a máquina quanto para os usuários que circulam na área.

Mas de que material essas peças precisam ser produzidas e o que vale a pena, em especial para startups iniciantes. Leia o artigo e saiba mais!

O que são carenagens e qual sua função nos produtos?

A carenagem é uma peça instalada em máquinas e em diferentes tipos de produtos para proteger alguns de seus componentes internos. Isso evita o contato direto com o ambiente. 

Assim, a principal importância da carenagem é para proteção tanto para suas peças móveis quanto para operadores. Com isso, é possível aumentar a durabilidade dos equipamentos e tornar suas estruturas ainda mais resistentes.

Além disso, as carenagens também têm sua função estética, fornecendo ao equipamento um acabamento mais limpo e harmônico. Em cima do material, vem um tratamento diferenciado, como a pintura eletrostática a pó.

Essas peças também podem ser empregadas em equipamentos que geram muito ruído. Assim, elas conseguem contribuir para a redução do barulho para que os limites de decibéis definidos em normas técnicas regulamentadoras sejam respeitados.

Quais as principais especificações na produção de carenagens para produtos?

As carenagens podem ser construídas de diferentes materiais, sendo o metal (aço carbono e aço inox) e policarbonato os mais utilizados. A escolha da matéria-prima deve levar em conta o nível de proteção desejado para cada tipo de equipamento.

A empresa especializada em produzir as garagens pode nortear a startup a selecionar o material que melhor atenderá as especificações do produto. Cada material tem características próprias que geram diferentes benefícios, dependendo do tipo de produto.

Alguns dos fatores que são analisados incluem:

Como funciona o processo de produção de carenagens?

A produção das carenagens começa com o desenho do produto. O entendimento de todas as necessidades dos equipamentos vai ajudar a entender quais detalhes vão garantir o melhor desempenho, segurança e estética. Além disso, é preciso avaliar o design que também vai gerar eficiência na linha de montagem.

Em seguida, o projeto passa para o processo de usinagem, em que o projeto sai do papel e ganha um modelo físico 3D. Após isso, são desenvolvidos moldes, com os quais é possível aumentar a performance, considerando diferentes fatores, como o peso da peça.

Após esse aprimoramento, podem ser produzidas uma série de peças para testes. Assim, nessa etapa final, chega-se a um resultado que enfim será encaminhado à etapa de produção.

A produção de carenagens de produtos deve levar em conta diversos fatores e precisa ser avaliado em parceria com a empresa que vai confeccionar o material. Isso vai garantir que a startup iniciante terá um produto final seguro e com um desempenho satisfatório.

Conheça nossas principais soluções em plásticos! Dessa forma, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!