Entenda as tendências da indústria de moldagem de peças

Entenda as tendências da indústria de moldagem de peças

Quer ficar por dentro das principais tendências da indústria de moldagem de peças? Então, confira nosso post e entenda o que tem movimentado o setor!

O avanço das tecnologias da indústria permite que as empresas concretizem ideias inovadoras levando em contas as condições econômicas e os impactos ambientais de seus processos. Sendo assim, as tendências da indústria de moldagem de peças também seguem este mesmo padrão.

Embora os últimos 2 anos que passaram tenham sido marcados por incertezas em relação ao futuro e ao avanço da indústria. Além disso, a retomada do crescimento econômico tem permitido que o setor de moldagem de plástico vislumbre perspectivas muito animadoras.

Neste artigo, você vai conhecer as principais tendências da indústria de moldagem de peças em plástico e entender como elas podem impactar no dia a dia de consumidores e organizações.

Sustentabilidade

A sustentabilidade compreende uma série de ações que tem como objetivo preservar o meio ambiente, reduzindo os impactos dos processos industriais na natureza. 

Sabemos que a sobrevivência e o bem-estar das culturas girassóis depende bastante de ações responsáveis iniciar de vez pelas organizações hoje. Por esse motivo as indústrias estão cada vez mais preocupadas em buscar soluções sustentáveis em relação a produtos e a processos.

Embora o objetivo em si não seja nenhuma novidade, o que vemos de tendência no setor de moldagem de plástico é que os materiais empregados permitam reciclagem ou descarte seguro no meio ambiente.

Entre as principais soluções estão:

biodegradação: há uma grande tendência de inserir materiais biodegradáveis. Esta tem se tornado uma alternativa importante que promove um processo produtivo mais sustentável. Os plásticos biodegradáveis podem ser sintéticos ou naturais. Nos modelos sintéticos há moléculas que facilmente se degradam no meio ambiente como é o caso dos óxidos e biodegradáveis em que houve a inserção de compostos químicos que estimulam a oxidação;

bioplástico: esses materiais possuem em sua composição produtos de biomassa porque são renováveis final a partir disso podem facilmente se decompor sem prejudicar o meio ambiente. Algumas das matérias-primas mais utilizadas em bioplásticos são retiradas da cana de açúcar e mandioca, por exemplo;

reciclagem: a tendência da reciclagem continua bastante forte pois é um tipo de iniciativa que tem por objetivo de reutilizar ao máximo os materiais.

Softwares de automação

Outro avanço tecnológico que tem sido aplicado na moldagem de peças de plástico são os softwares de automação. Esses sistemas são capazes de analisar com precisão o fluxo de plástico por meio de um molde de injeção em alta velocidade.

Os sistemas de automação também realizam simulações de molde de injeção plástica. Esse tipo de técnica é muito útil especialmente para designers que criam as peças.

Por meio do software, é possível simular a injeção plástica, a geometria, a densidade e o funcionamento da peça a foto final esses testes permitem que a indústria reduza custos e aumente a eficiência de seus processos de fabricação eu posso tomar

Materiais de alto desempenho

Os materiais utilizados na construção do material, como o grafeno, têm se tornado cada vez mais duráveis e também mais leves. Dessa forma, assim é possível construir produtos ainda mais resistentes à corrosão, especialmente aqueles que são instalados em ambientes adversos, além de reduzir os custos de produção.

Uma das técnicas que permitem esse tipo de resultado é o vacuum forming, em que uma chapa plástica é aquecida para criar diferentes formatos. Um produto com uma vida útil mais prolongada significa também que é um material que demora mais tempo para voltar ao meio ambiente ou ao ciclo produtivo. Por isso, os avanços nessa área têm sido tão importantes.

Como você pôde perceber, as tendências da indústria de moldagem de plásticos tendem a tornar os processos de produção mais baratos e eficientes. Além disso, promovem o respeito ao meio ambiente.

Conheça nossas principais soluções em plásticos! Então, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!