Como é feito o processo de vacuum forming

Hoje vamos mostrar um pouco como é feito o processo de vacuum forming, também conhecido como “termoformagem”, “moldagem a vácuo” ou “termoformagem a vácuo”. É um processo muito versátil, além de ter como característica a capacidade de produção, capacidade técnica e custo acessível. Esta técnica faz a transformação de uma chapa plástica em uma peça com diversas formas e modelos diferentes, de acordo com o molde. A moldagem é feita através do aquecimento (feito por resistências elétricas) da chapa plástica, com a atuação do vácuo que conforma a chapa ao molde. Pode ser utilizado um plug para auxiliar na conformação da peça.
O perfeito balanceamento entre o calor e o poder de sucção (vácuo) durante o processo de moldagem conferem as peças termoformadas precisão nas dimensões e ótima qualidade no acabamento.

O processo típico de moldagem em vacuum forming é apresentado abaixo:

processo de vacuum forming

As máquinas termoformadoras podem operar com CLP, para controle de temperatura das zonas dos fornos, temporizadores, alarmes e contador de peças, que por sua vez, auxiliam e melhoram a qualidade e produtividade.
As máquinas também podem ser manuais ou automáticas: máquinas com dois estágios, máquinas operando no sistema “carrossel” e estufas de termoformagem,

Após a conformação, a peça passa por um processo de resfriamento dentro do molde, com auxílio de ventiladores e/ou com refrigeração do molde (serpentina no interior do molde) para que a peça fique rígida.

Os plásticos mais usados neste processo são: PSAI, ABS acrílico (PMMA), Noryl, PET, PETG, PP, ABS, PEAD e PC.

Moldes:

Os materiais dos moldes mais utilizados são: madeira, alumínio, resina termofixa e aço. A moldagem pode ser feita em molde positivo ou molde negativo de uma ou mais cavidades, com ou sem postiços para as regiões de geometria negativa. Tudo isto depende da característica, aplicação e volumes da peça. Outros processos similares são o “vacum casting” e o “press molding”.

Exemplo de processo de Vacuum Forming realizado pela Luma Plásticos

Etapa do processo de Vacuum Forming realizado pela Luma Plásticos

Agora que você já sabe como é feito o processo de vacuum forming, traga o seu projeto e a sua necessidade até a Luma Plásticos. Nós indicaremos a melhor opção. A Luma faz a termoformagem de peças como carenagens, paralamas, tetos, revestimentos, dentre outros. Nosso trabalho pode ser visto em grandes empresas como:  KuhnBrastemp e Mitsubishi.