Sabe como as peças plásticas para linha branca promovem um crescimento maior da economia nacional? Então, leia o artigo e entenda essa relação. A linha branca é um conjunto de produtos presente nas casas de todos os brasileiros e representa uma importante parcela da produção industrial do país. Lavadoras de roupa, fogões e geladeiras são apenas alguns dos produtos mais procurados nesse segmento de eletrodomésticos. As peças plásticas para linha branca contribuem para que esses produtos sejam mais acessíveis e de maior qualidade. Neste artigo, você vai entender melhor como as peças plásticas participam de forma bastante relevante na fabricação desses eletrodomésticos e de que maneira geram vantagens para o setor e, como consequência, para a economia nacional.

O que é a linha branca?

Os produtos da linha branca são eletrodomésticos comuns nas casas dos brasileiros. Os principais desse grupo são freezers, geladeiras, secadoras e lavadoras de roupa, micro-ondas, fogões, condicionadores de ar e lavadoras de louça.

Qual o papel da linha branca no varejo nacional?

Diversos fatores impactam o volume de vendas de produtos da linha branca no Brasil. Dois dos principais são o poder de renda do brasileiro e a disponibilidade de energia elétrica. No entanto, fatores como políticas públicas, cenário político e programas de financiamento também são relevantes nos resultados de vendas. A pandemia e a forte tendência do home office modificaram o s hábitos de consumo no mundo inteiro. Muitos ficaram motivados a investir em mais equipamentos para o lar, especialmente aqueles que geram mais conforto, praticidade e economia. E a linha branca tem uma grande participação no impulsionamento das vendas no varejo interno, contribuindo de forma significativa para a balança comercial brasileira. São quase mil unidades de produtividade no país, com a maior parte delas presentes em Minhas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Como o plástico é utilizado na fabricação de eletrodomésticos da linha branca? 

O uso do plástico na fabricação de produtos da linha branca sempre foi uma constante. Com o tempo, materiais como aço e vidro foram substituídos pelo plástico não somente pelos custos, mas também pelos atributos que os polímeros possuem na criação de designs sofisticados. Um exemplo é o uso do polipropileno (PP) em cestos de lavadoras de roupa, em vez do aço inoxidável. Ao contrário do que ocorre na indústria de automóveis, o uso do plástico nem sempre significa menos peso. No lava-roupas, por exemplo, o cesto plástico precisa ter uma espessura maior para atender normas técnicas.

Como as peças plásticas contribuem para o crescimento da linha branca?

Em muitos casos, o uso de peças plásticas na linha branca representa menos custos de produção, um design aprimorado e mais vantagem competitiva. Afinal, o plástico apresenta muitas propriedades atraentes ao mercado. Por exemplo, é uma matéria-prima muito resistente à corrosão e a temperaturas adversas. Isso impacta no desempenho e na durabilidade dos produtos. Dentro do mercado, o plástico contribui para um preço mais reduzido ao consumidor final, pois é uma matéria-prima mais barata que o aço, além da produção ser também mais em conta. É preciso levar em conta também que a concorrência e a tecnologia, fazem com que os produtos sejam sempre renovados. Por isso, à medida que o mercado cresce, os preços se tornam mais competitivos, dando maior acesso aos produtos. As peças plásticas para linha branca são muito importantes não somente para a indústria de eletrodomésticos, mas também para contribuir para o crescimento da economia nacional e facilitar o acesso da população a esses bens de consumo. Conheça nossas principais soluções em plásticos! Então, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *