A palavra de ordem da JEC Paris 2024 foi, sem dúvidas, SUSTENTABILIDADE, um tema central que ecoou em toda a feira. 🌏 Nossa participação foi marcada por muita inovação, tecnologia e colaboração, o que nos leva a agradecer nossos grandes parceiros que tornaram essa jornada possível: Loop Sistemas Sustentáveis e G12 Innovation
Para começar, queremos compartilhar um pouquinho sobre a nossa experiência e a incrível recepção que tivemos com a nossa peça. Foi realmente emocionante ver tantas pessoas se aproximando, algumas curiosas, outras já familiarizadas com o processo, mas todas elas reconhecendo e elogiando a qualidade do nosso trabalho. Sentir esse reconhecimento foi extremamente gratificante e nos encheu de orgulho. Saber que acertamos em cheio ao trazer nossa criação do Brasil para o mundo, especialmente em um evento que reúne mais de 120 países, é uma sensação indescritível.
Durante os dias de evento, nossa equipe embarcou em uma série de atividades e reuniões desde o momento da chegada em Paris até a exposição da peça no pavilhão da feira. Andamos de metrô para buscar um carro locado para transportar a canaleta, visitamos nossos parceiros do Groupe Institut de Soudure e retiramos a peça que estava armazenada com eles (obrigado, amigos), e com a canaleta em mãos, pudemos nos preparar e posicionar tudo com calma para o início da exposição.
Vale citar que a feira em si não é focada em negócios, mas adivinhem só? Tivemos a oportunidade de fazer muito networking e ter conversas enriquecedoras que podem se transformar em grandes projetos.
E as tendências?
Este ano, durante a JEC Paris 2024, as tendências apontam para um forte compromisso com a sustentabilidade, que se destacou de maneira significativa pelo segundo ano consecutivo. Além das inovações tecnológicas e materiais apresentadas, as empresas enfatizaram cada vez mais a importância da sustentabilidade em seus processos e produtos.
Uma diferença notável em relação ao ano anterior foi a presença significativa de laudos e certificados, especialmente relacionados à pegada de carbono ou footprint. Essa evolução evidencia um movimento real em direção à prática do discurso sustentável, com as empresas vindo preparadas para validar e comprovar suas ações ambientais.
Desde os pequenos detalhes, como os guardanapos e crachás recicláveis, até a organização do evento, que se comprometeu a promover uma feira ambientalmente responsável, ficou evidente o esforço coletivo para honrar essa bandeira. Observar esse comprometimento foi inspirador e reflete o progresso da indústria em direção a um futuro mais sustentável.
Após dias incríveis, voltamos para o Brasil cheios de confiança, cientes de que estamos no caminho certo. Estamos orgulhosos do trabalho que realizamos e felizes por poder compartilhar um pouco do conhecimento e das tecnologias que temos aqui no Brasil com o restante do mundo.