Spray Up: Quais materiais podem ser utilizados na aplicação em seu projeto?

Spray Up: Quais materiais podem ser utilizados na aplicação em seu projeto?

O método spray up é utilizado por empresas que desejam um acabamento de qualidade e um custo-benefício mais atraente. Saiba que materiais são utilizados na aplicação.

O spray up é um processo de aplicação de resina que traz muitas vantagens na linha de produção. Algumas dessas vantagens incluem o baixo custo de investimento, maior resistência do produto e um melhor acabamento da peça.

Neste artigo você vai entender melhor como funciona o processo de spray up e que materiais podem ser utilizados para aplicar este método em seu projeto.

O que é o Spray Up?

O spray up é um processo de aplicação em que resina, fibra de vidro e catalisador são aplicados simultaneamente por meio de uma pistola. Esse processo garante que os componentes sejam aplicados em uma proporção correta e de modo uniforme.

Como funciona o processo?

Esse processo ocorre de forma manual mecanizada já que a aplicação é feita por meio de uma pistola laminadora. Por meio desse equipamento, o tempo de fabricação da peça é reduzido.

O uso da pistola facilita bastante a aplicação da fibra de vidro uma vez que os materiais são ejetados simultaneamente. Com isso, peças de maior dimensão, como piscinas ou cascos de barcos, podem ser facilmente trabalhadas por meio do processo de spray up.

Para a aplicação, em primeiro lugar, a superfície é preparada e pintada com gel coat no molde, que ajuda no desmolde e proporciona uma superfície lisa e de qualidade.

Também nessa primeira etapa, é necessário realizar o processo de roleteamento ou roletagem para que o material assente corretamente e não haja bolhas de ar após a aplicação dos componentes. A realização da roletagem parte do centro para as bordas, a fim de que as bolhas sejam transportadas para fora. É importante que esse processo seja repetido a cada passagem da pistola.

Após a cura do gel coat, é aplicado o jato com resina e fibra. O spray up utiliza uma fibra de vidro conhecida como o roving. Esse componente nomeia um cordão feito por diversas mechas de microfibras de vidro.

Esse cordão contínuo é enrolado em bobinas e, durante o processo de spray up, só a parte interna da bobina é desenrolada e as mechas da fibra de vidro são picadas e pulverizadas pela pistola laminadora, para então ser injetado no molde juntamente com a resina misturada.

Quais materiais são mais certos para utilizar essa aplicação em projetos?

O spray up permite que peças de diversos setores e segmentos da indústria sejam construídas. Sendo assim, alguns exemplos são:

Um processo traz muitas vantagens para a linha de produção. Por exemplo, esse processo é bastante econômico tanto para a construção de pequenas peças quanto itens de maior dimensão. Acho que a ementas utilizadas também são de baixo custo.

Mas também existem limitações em relação aos materiais que podem ser utilizados no projeto. Por exemplo, não é adequado para peças que demandam uma força estrutural maior. Também não será interessante onde se exige uma precisão dimensional muito alta uma vez que o controle da espessura depende da habilidade do operador.

Lembre-se também que apenas um dos lados contará com uma superfície lisa e brilhante, pois o outro lado terá um aspecto mais áspero.

O spray up é uma técnica que traz muitas vantagens para a produção de peças em diferentes atividades. Por meio dele, será possível reduzir custos e garantir a entrega de produtos de alta qualidade.

Conheça nossas principais soluções em plásticos! Sendo assim, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!