Quando e como escolher o processo de pintura é uma pergunta essencial que devemos fazer ao pensar na produção de uma peça. Devido ao avanço tecnológico, os compósitos possuem características físico-químicas que lhes conferem excelente resistência ao meio ambiente, além de ótimo acabamento, eliminando a necessidade dos processos de pintura em grande parte da sua produção. Com isso, temos o uso de tintas de forma bastante específica, ou seja, onde se necessita de maior resistência química ou em peças multicoloridas, em que o processo de pintura apresenta vantagem sobre os sistemas produtivos de compósitos.
O sucesso do processo de pintura depende da preparação da superfície, sistema de aplicação e da tinta.
Na preparação da superfície, o substrato deve estar isento de contaminações (poeira, graxa, óleo, etc.). Utiliza-se desengraxante, álcool isopropílico ou solvente, no entanto o lixamento ainda é o processo de preparação mais utilizado.
Nos sistemas de aplicação destaca-se o uso de pistola convencional (alta pressão), pistola de baixa pressão/alto volume e a pistola eletrostática, além das aplicações por robôs.
Outro pontos importantes são o controle da camada de tinta depositada e o controle da secagem da tinta. As tintas mais indicadas para compósitos são: monocomponentes (poliéster, alquídicas e nitrocelulósicas) e as bicomponentes (poliuretanos e epóxis), sendo mais utilizadas as de poliéster e poliuretano. Pode se usar verniz com a tinta poliéster, conferindo alta resistência a intempérie (raios UV).
Novos sistemas de pintura tem isso aplicado mundialmente, como o uso de robôs que aplicam diretamente a tinta nas peças produzidas, eliminando interferências externas e reduzindo em até 20% as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC). Também, é fundamental o uso de água como base na pintura. Outro processo é um sistema automatizado sustentável e inovador, com a aplicação da base e do verniz feita em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia.
A Luma é especialista em serviços de pintura. Traga o seu projeto e a sua necessidade e ajudaremos a responder quando e como escolher o processo de pintura. Nós indicaremos a melhor opção. A Luma faz a pintura de peças plásticas, de fibra de vidro e metal, destacando-se carenagens, capôs, estruturas, revestimentos, etc.
Entre em contato conosco. O nosso trabalho é referenciado por grandes multinacionais (Kuhn, Brastemp, Mitsubishi).