Conhece as principais aplicações de peças plásticas no mercado de construção civil? Então, confira os exemplos que separamos neste post! O uso de peças plásticas no mercado de construção civil é bastante amplo. O material apresenta muitas características que geram diversas vantagens para diferentes tipos de projetos. Neste artigo, você vai entender melhor a ampla variedade de soluções plásticas que estão disponíveis para a construção civil. Sendo assim, entenda como esses produtos podem impactar o mercado.

Quais são as principais aplicações de peças plásticas no mercado de construção civil?

O mercado da construção civil prevê um crescimento de 2,5% em 2022, e é visto como um dos motores da recuperação econômica do país. Para promover um crescimento sustentável, o setor sempre busca soluções e tecnologias que possam garantir melhor desempenho, qualidade e custo-benefício. O uso de soluções plásticas na construção civil é uma série de soluções plásticas que contribuem para mais leveza e resistência nos projetos. Por isso, confira algumas dessas soluções.

PVC

PVC é a sigla para policloreto de vinila, que é um polímero criado a partir da reação de polimerização de cloretos de vinila (cloroeteno). Junto com o PET e o polietileno, o PVC é um dos polímeros mais utilizados no mundo por diversas indústrias. Afinal, na construção civil, o PVC é utilizado em diversos tipos de produtos, como forros, pisos, tubos e conexões hidráulicas e de esgotamento sanitário. Existem modelos rígidos e flexíveis ou plastificados. Essa versão plastificada pode ser utilizada em revestimentos, cabos elétricos, forros de móveis e estofamentos. Dessa forma, o PVC consegue substituir diversos materiais, como cerâmica, madeira, vidro, cobre, alumínio e borracha. Com isso, a variedade de aplicações é enorme.

Polietileno expandido — EPS

O EPS, ou polietileno expandido, também é um dos principais materiais para peças plásticas no mercado de construção civil. Além disso, mais conhecido como isopor, é muito utilizado para promover isolamento acústico e térmico. Esse material plástico que vem do petróleo sofreu avanços tecnológicos que permitiram ser resistentes a chamas, atraindo a preferência de muitas construtoras por ser um produto leve, de fácil aplicação, seguro e barato. Afinal, suas principais aplicações são:
  • telhas, que absorvem a energia térmica e são mais eficientes para evitar goteiras e infiltrações;
  • forros, por promover maior controle de temperatura e absorção de som;
  • lajes, sendo mais leves e exigindo um volume menor de ferragens.

Poliamida

A poliamida já é muito utilizada pela indústria têxtil, mas passa a também ser usada pela construção civil. Por isso, um dos usos é a possibilidade de substituir o aço em dutos de gás de média e baixa pressão. Trata-se de um material com alta resistência química.

Que vantagens tem as soluções plásticas no mercado de construção civil?

Existem diversas vantagens proporcionadas pelos atributos dos plásticos. Entre elas:
  • permite isolar temperatura e som, ajudando economizar energia;
  • são fáceis de transportar, pois são leves;
  • são de fácil limpeza e impermeáveis. Assim, são mais higiênicos, muito utilizados para projetos hospitalares, que precisam manter uma manutenção impecável.
Como você pôde perceber, existem diferentes aplicações de peças plásticas no mercado de construção civil. Por fim, elas geram muitas vantagens para essa indústria, garantindo projetos com melhor acabamento, econômicos e seguros. Conheça nossas principais soluções em plásticos! Então, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *