Projeto Fighter 2500

Neste ano, a Luma embarcou num novo e desafiador projeto: carenagem da pulverizadora Fighter 2500, da Kuhn, multinacional indústria de maquinário agrícola. O Fighter 2500 é um pulverizador autopropelido, que vem equipado com alta tecnologia para atingir a melhor performance na aplicação de defensivos agrícolas. Tem um design arrojado e é adaptável para qualquer tipo de terreno.

 

Tendo tudo isso em mente, a Luma executou o projeto de carenagem do zero, desde o embrião até a produção seriada de todas as peças. O primeiro passo foi avaliar o desenho matemático da Kuhn, entender e diagnosticar cada detalhe. Após isso, foram designadas correções nos desenhos. Ângulos negativos foram retirados do esquema, detalhes de performance e, em conjunto com o cliente, todas as melhorias foram traçadas. O objetivo sempre foi garantir que todas as peças se tornassem mais eficazes na linha de montagem, com menor custo, sem perder qualidade por isso.

 

A terceira fase foi a Usinagem. O projeto saiu do papel e chegou à versão física via CNC, num modelo 3D que mostrasse a evolução desde o primeiro desenho. Na sequência, foi desenvolvido os moldes de RTM Light, assim foi definido os detalhes de espessuras em níveis, visando diminuir peso e por consequência aumentar a performance do conjunto. Com a etapa dos moldes aprimorada, foi lançada o primeiro try out, a “pré-série” de peças, já no material correto para testes. Por fim, toda a produção da Luma foi adaptada para entregar o primeiro lote seriado, com todas as peças finalizadas e entregues para que fossem montadas na linha de produção da Kuhn Brasil.

 

O sucesso do cliente é o sucesso da Luma. Metodologia de ponta e entendimento de todo o processo garantiu uma carenagem robusta, com preço competitivo e eficaz num equipamento agrícola de grande porte, necessário para desenvolvimento do segmento no Brasil. A Luma orgulha-se de participar de todas as etapas desse desafiador projeto e entregar produtos finais à altura de uma empresa como a Kuhn.