Conheça a importância do plástico na agroindústria

Conheça a importância do plástico na agroindústria

O plástico na agroindústria pode ser utilizado de diferentes formas e garante muitas vantagens ao setor. Então, conheça algumas soluções!

O agronegócio é um dos setores mais importantes e de maior destaque na economia do país. Em 2021, sua participação no PIB chegou a 27,4%, com um crescimento de 8,36% no período. Dessa forma, diversos recursos contribuem para que o agro tenha resultados de tanta relevância, como as tecnologias desenvolvidas na indústria para o produtor rural. Uma dessas soluções é o plástico na agroindústria, que é utilizado de diferentes maneiras.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância desse material para a agroindústria. Além disso, conheça as vantagens práticas para o trabalho no campo.

Soluções plásticas essenciais para a agroindústria

O agronegócio é um dos grandes consumidores da indústria de plástico. As diferentes aplicações do material têm um grande potencial de aumentar a produtividade no campo uma vez que o seu uso é bastante versátil e fácil. Sendo assim, confira algumas dessas soluções.

Filme mulching

O filme mulching é um tipo de plástico utilizado para elevar a produtividade do agronegócio. Dessa forma, é um tipo de material utilizado para cobrir o solo e, com isso, manter as ervas daninhas sob controle.

Dessa forma, é possível reduzir a utilização de defensivos agrícolas e herbicidas, entre outros tipos de produtos que poderiam elevar os custos da produção. Além disso, o recurso ajuda a manter a umidade do solo e, assim, reduzir a irrigação.

Filmes para estufa

Um dos usos mais populares do plástico no agronegócio são as estufas. Com proteção anti UV elas podem ser aplicadas nas laterais da estufa. Essas estruturas são utilizadas para a secagem de diferentes produtos da lavoura. 

Os filmes para estufas geralmente são transparentes, pois muitos dos vegetais precisam da iluminação para se desenvolver de forma adequada, como é o caso de café, hortaliças de verduras, tomate e flores, por exemplo.

Lonas plásticas

As lonas plásticas podem ser aplicadas de uma maneira muito abrangente no agronegócio. Elas são utilizadas tanto por agricultores como por avicultores. Um dos usos muito comuns é na reutilização de camas de frango, movendo de um local para outro.

Forragem para tanques

Em tanques escavados para piscicultura, o plástico pode ser utilizado para revestir o fundo e com isso promover sua impermeabilização. Isso garante que o produtor consiga manter o estoque de água. Os tanques também podem ser utilizados como forma de armazenar água para irrigação, em represas ou açudes.

Sistema de irrigação em plástico

Tubos de PVC e polietileno são muito utilizados em sistemas de irrigação de lavouras. Diferentes métodos de irrigação em plástico permitem que o solo retenha água, seja feita com uma frequência adequada e que a água tenha uma temperatura correta. 

As soluções em plástico para irrigação são utilizadas não somente em mangueiras, mas também nos reservatórios das coberturas, revestimentos de fios e em diferentes peças dos equipamentos.

Vantagens do plástico na agroindústria

O plástico oferece diferentes vantagens para o produtor rural. Na agroindústria, ele é facilmente aplicado em várias atividades, é um material durável, de baixo custo, e ainda permite ser reciclado.

Além disso, sabemos que o plástico pode gerar uma economia significativa no uso de recursos hídricos, além de reduzir o uso de defensivos agrícolas, sendo um material seguro que pode proteger os produtos contra a contaminação.

Gostou de saber mais sobre as principais soluções em plástico no agro indústria? Então, conheça nossas principais soluções em plásticos! Sendo assim, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!