Acrílico Moldado: entenda todas as vantagens e qualidades dessa técnica

Acrílico Moldado: entenda todas as vantagens e qualidades dessa técnica

Você conhece todas as vantagens do acrílico moldado? Nesse post, você vai conhecer várias aplicações e benefícios que esse material proporciona para projetos de diferentes áreas!

O acrílico moldado é um material utilizado em diferentes atividades e diversos fins. Seja em residências, seja em ambientes empresariais, esse material traz muitas vantagens não somente no aspecto estético, mas também em relação à manutenção, segurança e praticidade.

Neste post, vamos compartilhar alguns dos benefícios do acrílico moldado. Dessa forma, conheça também alguns dos seus diferenciais e principais aplicações.

O que é o acrílico moldado?

O acrílico é um tipo de polímero usado em diferentes setores em atividades econômicas. Afinal, sua importância e popularidade está na facilidade de moldá-lo, abrindo margem para que ele seja aplicado em:

Quais as vantagens do acrílico moldado?

A diversidade de aplicações do acrílico está muito relacionada às vantagens que esse material fornece aos projetos. Então, confira alguns dos benefícios que ele pode trazer.

Fácil manutenção

A superfície do acrílico é lisa, transparente e brilhante. Mas, com o tempo, ele pode sofrer arranhões ou ficar manchado. Uma característica interessante é que o acrílico permite ser polido. Com essa manutenção, ele restaura suas características originais, garantindo sempre um ótimo aspecto.

Esse polimento é simples, pois pode ser feito de modo manual usando uma flanela comum, cera para polir plásticos, móveis ou automóveis.

Higiênico

Por ter uma textura totalmente lisa, ele evita que bactérias e outros microrganismos se acumulem. Por isso, é muito utilizado em materiais hospitalares e no segmento alimentício — como em caixas acrílicas para guardar alimentos. A limpeza é fácil, bastando usar água e sabão.

Resistente a impacto

O acrílico é dez vezes mais resistente a impactos que o vidro, mesmo sendo duas vezes menos denso. A sua resistência permite que ele seja utilizado como:

Dessa forma, o acrílico pode ser utilizado onde vidro poderia ser  instalado. Ele aumenta a resistência, além de ter a segurança de não gerar ferimentos caso se quebre.

Outro ponto importante é que esse termoplástico é resistente a raios UV. Assim, pode ser instalado em ambientes abertos e expostos ao tempo, mantendo sua durabilidade mesmo com as ações do sol e da chuva.

Fácil moldagem

O acrílico é flexível, de modo que fica fácil criar peças de diferentes tamanhos e formas. Sendo assim, o processo permite que sejam feitos produtos sem frestas, emendas ou rebarbas, com um acabamento perfeito. Isso é ideal para aplicações em que não se pode haver brechas que acumulam sujeira.

Outra vantagem na moldagem é a possibilidade de fazer cortes, pintura e furos. Isso aumenta ainda mais a variedade de peças que podem ser confeccionadas. Por exemplo, podem ser instaladas dobradiças. 

Vale ressaltar ainda que, antes da entrega do material, o acrílico recebe uma película que facilita o manuseio, impedindo que surjam arranhões durante o manuseio e instalação.

Variedade

O acrílico moldado pode ser fabricado em milhares de cores diferentes. Além disso, caso deseje um nível de transparência maior, pode ser utilizada a chapa cristal, ideal para displays. Além disso, os produtos podem vir com texturas e espessuras muito variadas. Afinal, existem modelos que vão de 2 mm a 60 mm.

Ficou interessado em aplicar o acrílico moldado no seu projeto? Então, conheça nossas principais soluções em plásticos! Sendo assim, assine nossa newsletter para ver mais conteúdos como esse!